segunda-feira, 17 de outubro de 2011

1728 - Federação das Associações Comunitárias de Felício dos Santos

Organização parceira:
1728 - Federação das Associações Comunitárias de Felício dos Santos
Cidade: Felício dos Santos
Estado: Minas Gerais


A ORGANIZAÇÃO PARCEIRA

A Federação das Associações Comunitárias de Felício dos Santos está localizada na cidade de Felício dos Santos, a 80 km de Diamantina, estado de Minas Gerais. A organização, fundada em 1989, abrange 14 comunidades nas áreas urbanas e rurais, atendendo 292 famílias e 583 crianças.

PANORAMA SOCIAL

A cidade de Felício dos Santos possui hoje 5.685 habitantes concentrados nas principais estradas da
região como São Gonçalo do Rio Preto, Couto Magalhães de Minas e Diamantina. Nas comunidades encontramos famílias numerosas e de baixa renda, que dependem da agricultura e de benefícios do Governo Federal para sobrevivência. As casas são simples, algumas em condições tão precárias que ainda possuem telhados de palha. Na área da saúde, um dos principais desafios enfrentados atualmente nas comunidades são as verminoses, hipertensão, diabetes, depressão, alcoolismo e drogas. O município conta somente com uma unidade de saúde na área urbana, para onde as pessoas se deslocam quando precisam de atendimento.

INFÂNCIA SAUDÁVEL E SEGURA

Através deste programa, 82 crianças e suas respectivas famílias participam das atividades de Celebração da Vida, como o acompanhamento do peso e altura durante a infância, acompanhamento nutricional através do kit nutritivo, visitas domiciliares às gestantes, ações educativas, recreação, Casinha de Cultura Itinerante e Brinquedoteca. O objetivo do programa é promover a consciência e compromisso entre as famílias para o cuidado e atenção às suas crianças.

CRIANÇAS EDUCADAS E CONFIANTES

Entre as atividades pedagógicas desenvolvidas para 509 crianças e adolescentes, se destacam o reforço escolar, cursos de iniciação profissional como informática e manicure, treinos esportivos de vôlei, peteca e futebol. As famílias também participam de atividades de lazer e recreação, palestras educativas sobre políticas públicas e prevenção às drogas. Através da Casinha de Cultura Itinerante e Brinquedoteca, são trabalhados os valores de resgate da cultura local, bem como o fortalecimento da convivência familiar e comunitária.

JOVENS CAPACITADOS E ENVOLVIDOS

Este programa beneficia 314 jovens através de encontros para o compartilhamento de informações sobre saúde reprodutiva, políticas públicas, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, planejamento familiar e prevenção às drogas. São desenvolvidas atividades através do grupo de teatro com peças curtas, estórias e músicas.

FAMÍLIAS E ORGANIZAÇÕES PROTETORAS
INTEGRADAS PARA O DESENVOLVIMENTO


Através de encontros temáticos trimestrais, e das técnicas de Diagnóstico Rápido Participativo, as famílias são envolvidas na vida da comunidade, bem como nos processos de tomada de decisão que envolvem a promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

SOCIEDADE E PARCEIROS COMPROMETIDOS COM OS
DIREITOS E O BEM-ESTAR DAS CRIANÇAS


A organização trabalha em parceria com a Prefeitura Municipal, Pastoral da Criança, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Educação, Saúde, Esporte e Cultura, escolas e igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário