segunda-feira, 17 de outubro de 2011

2362 - Centro Social de Apoio à Criança e ao Adolescente do Conjunto Paulo VI

Organização parceira:
2362 - Centro Social de Apoio à Criança e ao Adolescente do Conjunto Paulo VI

Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais


A ORGANIZAÇÃO PARCEIRA

O Centro Social de Apoio à Criança e ao Adolescente do Conjunto Paulo VI, está localizado no Bairro Conjunto Paulo VI, região nordeste de Belo Horizonte, a aproximadamente 17 km do centro da cidade.

PANORAMA SOCIAL

O Conjunto Habitacional Paulo VI possui cerca de 7.639 habitantes, e conta atualmente com um posto de saúde, duas escolas e uma unidade de educação infantil. A região enfrenta sérios desafios como a disparidade social, violência em função do narcotráfico e o alto índice de gravidez precoce. As casas são majoritariamente de alvenaria e sem acabamento, onde moram famílias numerosas com até sete membros. Em muitos casos, o sustento vem do trabalho das mulheres, através de atividades informais que realizam como domésticas e faxineiras.

INFÂNCIA SAUDÁVEL E SEGURA

Neste programa, 174 crianças recebem acompanhamento próximo e sistemático através das visitas domiciliares e reuniões com as mães e gestantes. São trabalhadas as orientações quanto ao pré e pós natal, cuidados com o bebê, vacinação, aleitamento materno e acompanhamento nutricional. As crianças recebem alimentação balanceada 4 vezes ao dia, além de cuidados com a higiene e acompanhamento do crescimento, peso e altura durante a infância.

CRIANÇAS EDUCADAS E CONFIANTES

Crianças e adolescentes com idades entre seis e 14 anos participam de atividades de socialização,
acompanhamento escolar, artesanato, percussão, informática, oficinas esportivas e culturais. Em horário complementar ao horário escolar, este público participa de ações recreativas, além de receberem orientações sobre as leis de proteção da criança e do adolescente juntamente com suas famílias.

JOVENS CAPACITADOS E ENVOLVIDOS

Para o público jovem, são realizadas palestras temáticas com foco no desenvolvimento vocacional e profissional, cursos profissionalizantes e capacitação para o mercado de trabalho.

“Meu filho participa na organização desde um ano de idade, onde aprendeu a se relacionar bem com outras crianças, recebeu uma alimentação balanceada e acompanhamento nutricional já que na época ela era uma criança de baixo peso. Hoje com 11 anos ele participa de diferentes atividades que são oferecidas na organização.” Depoimento de Luciana, família beneficiada.

As famílias recebem visitas dirigidas para estimular o diálogo, proximidade familiar, e convívio na comunidade.

FAMÍLIAS E ORGANIZAÇÕES PROTETORAS
E INTEGRADAS PARA O DESENVOLVIMENTO


Através de reuniões, assembléias, avaliações e técnicas do Diagnóstico Rápido Participativo, as familias compartilham conhecimento e informações de interesse e objetivos comuns. A organização trabalha para fortalecer a comunidade através da participação democrática de seus membros e mobilização social.

SOCIEDADE E PARCEIROS COMPROMETIDOS COM OS DIREITOS
E O BEM-ESTAR DAS CRIANÇAS


A organização parceira conta com o apoio do Fundo Cristão para Crianças, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Centro de Referencia de Assistência Social Paulo VI, Programa Fica Vivo, Associação Municipal de Assistência Social, Jornada Solidária e Prodabel. Os representantes da organização participam de fóruns, movimentos sociais, seminários do Pro-Conselho, Política de Recursos Humanos da Assistência Social, Ciranda da educação e Reggio Emillia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário